Search
M-PeX | Guitarra Portuguesa, Fado e Música Electrónica.
M-PeX é um músico, compositor e produtor que tem na guitarra portuguesa o traço distintivo da sua identidade musical, mesclando a sua sonoridade com estéticas sonoras tão díspares como o dub, o dubstep, o trip-hop ou o drum'n'bass. As suas criações ensaiam modernizar e globalizar este instrumento tradicional da cultura portuguesa, culminando numa arrojada e inovadora confluência musical.

PROMO-KIT (PDF):

https://db.tt/cUDuQkug (Português)

https://db.tt/0OeLip5N (English)

BIOGRAFIA | Natural de Lisboa, Marco Pinheiro Miranda, cedo começa a tocar viola de acompanhamento de fado com o seu avô Luís Pinheiro, mestre da guitarra portuguesa, acompanhando-o em inúmeras casas de fado e em eventos privados. Pouco mais tarde, o seu avô oferece-lhe a sua primeira guitarra portuguesa e transmite-lhe a técnica, a escola e os métodos.

Entusiasta da produção de música electrónica, e recusando circunscrever a guitarra portuguesa ao universo do fado, adopta, em 1999, o nome artístico de M-PeX, criando uma sonoridade em que combina a guitarra portuguesa com este segmento musical.

Em paralelo com a actividade artística, estuda Engenharia Física Tecnológica, ramo de Biofísica, no Instituto Superior Técnico, dedicando-se, na sua dissertação de final de curso, ao estudo de o efeito da música e de estímulos auditivos nas ondas cerebrais humanas.

Desde 2013 que é gestor de grelha do departamento de programação da Rádio Zero - http://www. radiozero.pt - do Instituto Superior Técnico, sendo também responsável pelo «Puntz!», programa de autor inteiramente dedicado à música eletrónica, bass music e drum’n’bass, onde se assume como um «divulgador de música», privilegiando a divulgação de novos projectos musicais, destacando também sonoridades que dominam e/ ou dominaram a cena electrónica.

É ainda professor de guitarra portuguesa e de viola de fado, dedicando-se igualmente à composição e produção de bandas sonoras originais, realizando também licenciamentos, sonorização e sonoplastia, edição, produção e pós-produção de áudio para cinema, televisão, web e rádio, executando também trabalhos de gravação, mistura e masterização.

DISCOGRAFIA | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/

Em 2007 apresenta «Phado», o seu álbum de estreia, em formato de edição de autor, com o apoio da Associação Cultural Thisco e da Fonoteca Municipal de Lisboa.

CD «Phado»:

http://grooveshark.com/#!/album/Phado/4213961

Download (RAR):

http://db.tt/vI7LLIDZ

+Info:

http://www.thisco.net/catalogo/36.htm

Em 2011, edita «iPhado» (Edição de Autor/Enough Records), composto por temas em que o som da sua guitarra portuguesa se mescla com música eletrónica criada em iPod, a partir exclusivamente de aplicações gratuitas.

CD «iPhado»:

http://freemusicarchive.org/music/M-PeX/iPhado_EP/

Download (ZIP):

http://goo.gl/qFGLPP

+Info:

http://enoughrecords.scene.org/release/enrmp277

Inspirando-se na teoria ancestral dos Sólidos Platónicos, em 2012, apresenta ao público «Ignis» (Edição de Autor/Enough Records), misturando a sonoridade da guitarra portuguesa com Dubstep.

CD «Ignis»:

http://freemusicarchive.org/music/M-PeX/Ignis/

Download (ZIP):

http://goo.gl/bhbJOW

+Info:

http://enoughrecords.scene.org/release/enrmp312

Em Janeiro de 2013 sai «Volukta», assinado por M-PeX e Makrox (Edição de Autor/ Enough Records).

CD «Volukta»:

http://freemusicarchive.org/music/M-PeX__Makrox/Volukta/

Download (ZIP):

http://goo.gl/1vp8I0

+Info:

http://enoughrecords.scene.org/release/enrmp318

Em Outubro de 2013 edita «Kardinal» (Edição de Autor/Enough Records), que conta com as participações de André Coelho no contrabaixo e do DJ X-Acto, 5 temas inspirados na teoria dos conjuntos que combinam a guitarra portuguesa com o Nu-Jazz e o Trip-Hop.

CD «Kardinal»:

http://freemusicarchive.org/music/M-PeX/Kardinal/

Download (ZIP):

http://goo.gl/OFmSNM

+Info:

http://enoughrecords.scene.org/release/enrmp332

«Odýsseia», EP duplo que apresenta a sonoridade da guitarra portuguesa e do contrabaixo, em formato acústico no Prologus (CD 1), a que se juntam as batidas rápidas da música electrónica no Epilogus (CD 2), é o mais recente registo de originais de M-PeX. Editado em Dezembro de 2014 pela Enough Records, à semelhança do seu anterior trabalho, apresenta como convidados o contrabaixista André Coelho e o DJ X-Acto.

2 X CD «Odýsseia»:

http://freemusicarchive.org/music/M-PeX/ODYSSEIA/

Download (ZIP):

http://goo.gl/Ixtd1R

+Info:

http://enoughrecords.scene.org/release/enrmp364

REVIEWS

«A tradição envolve-se com a modernidade numa relação que tem tanto de promíscua como de frutífera e verdadeiramente interessante. M-PeX é (…) alia a Guitarra Portuguesa à música electrónica, e ousa explorar paisagens musicais nunca antes visitadas. Uma experiência arrojada que estabelece um teste aos nossos sentidos, que se atreve a derrubar clichés e que prova que a música tradicional também pode ser moderna, ou vice-versa. Imagine-se o som cristalino de uma Guitarra Portuguesa. Imagine-se um laptop a debitar ritmos electrónicos. M-PeX é isso mesmo, música electrónica com Guitarra Portuguesa. Ou talvez seja Guitarra Portuguesa com electrónica. De qualquer forma, (…) cruza estilos musicais aparentemente inconciliáveis. Mas afinal parece que é possível. O resultado não é Fado, nem electrónica, nem apenas a soma dos dois: é algo de indefinível que nasce do casamento da tradição com a inovação.

M-PeX é sinónimo da reinvenção, modernização e globalização da Guitarra Portuguesa.»

«A tradição e a modernidade (...) fluem naturalmente, naquele que é o mais feliz encontro entre a guitarra portuguesa e a electrónica até hoje produzido em Portugal. (...) 'Phado’ (...) procurem-no, porque tem um mundo lá dentro.»

João Miguel Tavares, In Time Out

«O resultado ('Phado') é surpreendente. (...) A guitarra agarra-se na perfeição a ritmos mais modernos, aconchegando-se para que possa respirar e soltar-se. E assim nascem temas impensáveis de rara beleza. (...) das melhores composições que temos escutado nos últimos tempos.»

Nuno Ávila, In Santos da Casa

«M-PeX (...) é uma lufada de ar fresco, um encontro entre o tradicional e a tecnologia, com um resultado final assombroso.»

In CakeBoxDJ

«Se isto é Fado? Pouco importa. É música portuguesa feita com alma. É um som que nasce com os sentidos postos no futuro. Cinco temas que se mostram livres e sem medo de inovar. (...) M-PeX é assim um dos mais inspirados génios da nossa praça. E enquanto existirem criadores com esta forma mágica de debitar som, queremos lá saber se existe quem vá ficar de cabelos em pé a ouvir isto.»

Nuno Ávila, In Santos da Casa

SOUNDCLOUD

https://soundcloud.com/mpex

SOUNDCLOUD (REMIXER)

https://soundcloud.com/m-pex-remixer

FACEBOOK FANPAGE

https://www.facebook.com/pages/M-PeX/126605314037429

YOUTUBE

https://www.youtube.com/mpex79

MYSPACE

https://myspace.com/mpex
Close

Press esc to close.
Close
Press esc to close.
Close

Connecting to your webcam.

You may be prompted by your browser for permission.